quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Questões sobre os Contos do Livro dos Homens

As questões abaixo são referentes aos contos trabalhados por nós em sala de aula. São preparatórias para a seleção na UFG e seguem os modelos que a Universidade constuma elaborar. Qualquer dúvida estaremos aptos a ajudar. O email é: terceiroanocepae@gmail.com!

Questões



1- No conto “Milagre em Juazeiro” tem-se a presença de um mito (ou crença) já estabelecido. O mesmo ocorre em “O que veio de Longe”, contudo, no último, percebe-se a inserção de um corpo estranho que modifica o espaço e faz surgir esse mito. Como a relação ‘crença e cultura’ se propõe nesses dois contos e como se permeiam?

2- No conto “Livro dos Homens” Oliveira não saía com o pai nas viagens, pela mesma razão que, o primeiro pífaro não era entregue a Raimundo, em “A Peleja de Sebastião Candeia”. Discorra sobre essa relação cultural presente nessa obra de Ronaldo Correia de Brito.

3- Comente algumas características do gênero conto, explicitando com exemplos do Livro dos Homens.

4- Nos contos presentes no Livro dos Homens é possível delimitar espaço e tempo das narrativas. Fale sobre e exemplifique com trechos dos contos “O que veio de longe” e “Brincar com veneno”.

5- O narrador dos contos “Milagre em Juazeiro” e “Livro dos Homens”, apesar de sutil, interfere no decorrer da história. Comente essa afirmação (caso verdadeira ou falsa) e justifique com trechos dos contos.

6- Como é desenvolvida a narrativa em Qohélet? Como podemos relacioná-la com “Milagre em Juazeiro”?

7- A valoração cultural é uma das temáticas recorrentes em todos os contos do Livro dos Homens. Essa afirmação é verdadeira? Justifique.

8- Estabeleça paralelos entre os desfechos de “O que veio e longe”, “Brincar com veneno”, “Milagre em Juazeiro” e “Livro dos Homens”.

9- Comente sobre a relação cultura-crença presentes em todos os contos do Livro dos Homens.

10- Nos contos do Livro dos Homens, há sempre uma história permeando outra. Fale sobre elas em dois contos e explique como isso é importante para as narrativas escolhidas.

1 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM!!! MAS E AS RESPOSTAS ESPERADAS?!!! ONDE ESTAO??!!!

Postar um comentário