segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Seminário dos Livros do Vestibular UFG 2011

0 comentários



Na próxima semana, dias 25, 26 e 27 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Seminário dos livros do Vestibular UFG 2011. Os interessados devem se dirigir ao Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), no Câmpus II da UFG, no horário das 13h30 às 17h. O valor da inscrição é de R$ 10,00. Estão previstos:


Dia 30/10

Mãos de Cavalo, de Daniel Galera (com a presença do autor)

Memórias de um Sargento de Milícia, de Manuel Antônio de Almeida


Dia 13/11

Livros dos Homens, de Ronaldo Correia de Brito

Juca Pirama, Gonçalves Dias


Dia 20/11

Minigrafias, Luiz Araújo Pereira

O Demônio Familiar, José de Alencar


O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia, das 8h às 12h30. Informações pelos telefones: (62) 3521-1290 e (62) 3521-1083.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Literatura e Cinema no VII Conpeex

1 comentários

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 18, o minicurso "Da literatura ao roteiro audiovisual", ministrada pela Prof. Ms Elisandra Filetti e os formandos em Letras pela UFG, Rodrigo Damacena e Renato Dering. O minicurso explanou uma interface entre escola, literatura e cinema.



O minicurso foi aberto pela Professora de Língua e Literatura Portuguesa do CEPAE-UFG, Elisandra Filetti, que abordou o uso de novos gêneros em sala de aula e sua importância no cenário escolar e cultural. Ainda discorreu sobre a história do cinema e sua interlocução com a didática de ensino. Em seguida, Rodrigo Damacena discorreu sobre literatura, abordando o conto e realçando um panorama do gênero no Brasil e no mundo. Nessa visão, destacou nomes como Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Clarice Lispector, Samuel Rawet e Ronaldo Correia de Brito. Dando continuidade ao minicurso, o formando Renato Dering falou sobre a relação entre literatura e cinema, enfocando o roteiro audiovisual como um gênero contemporâneo e trabalhando a estrutura do roteiro cinematográfico. Para essa perspectiva, exemplificou com obras de Jorge Furtado (Houve uma vez dois verões), Luiz Bolognesi (As melhores coisas do mundo) e Bráulio Mantovani (Cidade de Deus).




Ao final do minicurso, os alunos produziram um pequeno roteiro, adaptação do conto "Brincar com Veneno" do Livro dos Homens, de Ronaldo Correia de Brito, e ainda puderam discutir sobre o trabalho que foi realizado por eles, percebendo as diferentes percepções de um escritor. O evento ocorreu nas dependências do CEPAE, dentro da programação do VII Conpeex realizado pela Universidade Federal de Goiás.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Questões sobre os Contos do Livro dos Homens

1 comentários

As questões abaixo são referentes aos contos trabalhados por nós em sala de aula. São preparatórias para a seleção na UFG e seguem os modelos que a Universidade constuma elaborar. Qualquer dúvida estaremos aptos a ajudar. O email é: terceiroanocepae@gmail.com!

Questões



1- No conto “Milagre em Juazeiro” tem-se a presença de um mito (ou crença) já estabelecido. O mesmo ocorre em “O que veio de Longe”, contudo, no último, percebe-se a inserção de um corpo estranho que modifica o espaço e faz surgir esse mito. Como a relação ‘crença e cultura’ se propõe nesses dois contos e como se permeiam?

2- No conto “Livro dos Homens” Oliveira não saía com o pai nas viagens, pela mesma razão que, o primeiro pífaro não era entregue a Raimundo, em “A Peleja de Sebastião Candeia”. Discorra sobre essa relação cultural presente nessa obra de Ronaldo Correia de Brito.

3- Comente algumas características do gênero conto, explicitando com exemplos do Livro dos Homens.

4- Nos contos presentes no Livro dos Homens é possível delimitar espaço e tempo das narrativas. Fale sobre e exemplifique com trechos dos contos “O que veio de longe” e “Brincar com veneno”.

5- O narrador dos contos “Milagre em Juazeiro” e “Livro dos Homens”, apesar de sutil, interfere no decorrer da história. Comente essa afirmação (caso verdadeira ou falsa) e justifique com trechos dos contos.

6- Como é desenvolvida a narrativa em Qohélet? Como podemos relacioná-la com “Milagre em Juazeiro”?

7- A valoração cultural é uma das temáticas recorrentes em todos os contos do Livro dos Homens. Essa afirmação é verdadeira? Justifique.

8- Estabeleça paralelos entre os desfechos de “O que veio e longe”, “Brincar com veneno”, “Milagre em Juazeiro” e “Livro dos Homens”.

9- Comente sobre a relação cultura-crença presentes em todos os contos do Livro dos Homens.

10- Nos contos do Livro dos Homens, há sempre uma história permeando outra. Fale sobre elas em dois contos e explique como isso é importante para as narrativas escolhidas.