quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Literatura e Cinema no VII Conpeex

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 18, o minicurso "Da literatura ao roteiro audiovisual", ministrada pela Prof. Ms Elisandra Filetti e os formandos em Letras pela UFG, Rodrigo Damacena e Renato Dering. O minicurso explanou uma interface entre escola, literatura e cinema.



O minicurso foi aberto pela Professora de Língua e Literatura Portuguesa do CEPAE-UFG, Elisandra Filetti, que abordou o uso de novos gêneros em sala de aula e sua importância no cenário escolar e cultural. Ainda discorreu sobre a história do cinema e sua interlocução com a didática de ensino. Em seguida, Rodrigo Damacena discorreu sobre literatura, abordando o conto e realçando um panorama do gênero no Brasil e no mundo. Nessa visão, destacou nomes como Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Clarice Lispector, Samuel Rawet e Ronaldo Correia de Brito. Dando continuidade ao minicurso, o formando Renato Dering falou sobre a relação entre literatura e cinema, enfocando o roteiro audiovisual como um gênero contemporâneo e trabalhando a estrutura do roteiro cinematográfico. Para essa perspectiva, exemplificou com obras de Jorge Furtado (Houve uma vez dois verões), Luiz Bolognesi (As melhores coisas do mundo) e Bráulio Mantovani (Cidade de Deus).




Ao final do minicurso, os alunos produziram um pequeno roteiro, adaptação do conto "Brincar com Veneno" do Livro dos Homens, de Ronaldo Correia de Brito, e ainda puderam discutir sobre o trabalho que foi realizado por eles, percebendo as diferentes percepções de um escritor. O evento ocorreu nas dependências do CEPAE, dentro da programação do VII Conpeex realizado pela Universidade Federal de Goiás.

1 comentários:

Iago_Campos disse...

Foi muito bom!
Parabéns aos estágiarios Renato e Rodrigo, e à professora Elisandra!
Eu gostei muito do minicurso, foi uma experiência e tanto!
E consegui até fixar a definição de conto!

Valeu pessoal.

Postar um comentário