terça-feira, 24 de agosto de 2010

TIPOS DE CONTO

Aew Pessoal! Postagem sobre os tipos de contos trabalhados!

Conto Rural ou Regionalista – Tipo de conto voltado a um universo rural ou sertanejo, distante, que normalmente utiliza-se de tons expressivos que marcam a fala caipira, gaúcha, nordestina (regionalista). Bernardo Élis, Guimarães Rosa, J. J. Veiga, Ronaldo Correia de Brito são alguns representantes desse estilo.
Conto Alegórico ou Fantástico – Conto que foge a racionalidade, ao que é possível, a realidade. Aquilo que é absurdo, não-real. Franz Kafka é um representante dessa “Literatura do absurdo”, no Brasil podemos citar nomes como Murilo Rubião, Moacyr Scliar, J. J. Veiga.
Conto Psicológico ou Intimista – É o conto que explora a relação do indivíduo com o mundo ou consigo mesmo. A narrativa enfatiza a perspectiva subjetiva, desnudando (ou não) os mistérios que se escondem no interior do ser humano, causando muitas vezes a revelação, epifania. São contos que fazem uma espécie de sondagem na alma do ser, com intensa carga reflexiva, um “monologo interior”. Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Samuel Rawet, Caio Fernando Abreu.
Conto de Costumes ou Acontecimento – Tem como característica a reprodução quase que documental da realidade e são normalmente descritivos. Apresentam fatos isolados do cotidiano através de técnicas especificas como a ironia, o humor ou o sarcasmo, sendo muito próximos de uma crônica, podendo apresentar críticas sociais. Machado de Assis, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, João Antonio.
Conto Policial ou de Suspense – Caracteriza-se pela presença do crime, da investigação e da revelação de fatos. Neste tipo de conto, o foco remete para o processo de esclarecimento do mistério por um personagem “detetive” (seja ele profissional ou não) e todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho.

0 comentários:

Postar um comentário